Meninos Gordos: um sucesso comprovado

Meninos Gordos

Esteve patente no Museu a exposição "Meninos Gordos: contar uma história através da faiança", entre 17 de Março e 11 de Maio, fruto da colaboração entre o Museu e a Delegação Regional da Cultura do Norte. Após o dia inicial, em que os presentes puderam assistir a uma conferência proferida pela Dra. Isabel Fernandes (directora do Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, e uma das responsáveis pela exposição, a par das directoras dos Museu de Olaria - Barcelos - e Museu d'Arte de Esposende), sucederam-se as marcações de visitas por parte de muitas das escolas da nossa região.

Ao todo, 589 pessoas visitaram a exposição, na sua grande maioria alunos de infantários e de escolas do 1º ciclo de escolaridade. Estes pequenos visitantes puderam ainda divertir-se pintando uns pratinhos com motivos à sua escolha, preencher algumas fichas relacionadas com o conteúdo da exposição e tirar fotografias em pratos gigantes.

A exposição, lembre-se, foi concebida especificamente para este público-alvo, considerando-se para o efeito o tipo de letra utilizado, a construção de frases, a altura a que os textos se exibem e a ilustração escolhida. Não obstante, todas as pessoas que visitaram a exposição se mostraram visivelmente satisfeitas com a sua qualidade.

Depois de ter estado patente nos museus que a organizaram, a exposição esteve em Vila Real, mantém-se no Porto (Museu Nacional de Soares dos Reis) e pode ainda visitar-se no Museu da Guarda.