Museu Etnográfico de Vila Real inaugurado

Museu Etnográfico

Inaugurou no passado dia de S. Pedro, 29 de Junho, o Museu Etnográfico de Vila Real. Tutelado pelo Centro Cultural Regional de Vila Real (CCRVR), este projecto só foi possível graças ao apoio financeiro prestado pelo Programa Leader+, Câmara Municipal de Vila Real, Direcção Regional da Cultura do Norte e Junta de Freguesia de S. Pedro.
Maria Emília Campos, directora do CCRVR, foi a principal mentora deste projecto, contando com o apoio dos restantes membros de direcção.
Para a elaboração do projecto museográfico contou com a colaboração de João Ribeiro da Silva, Responsável Técnico do MANVR, e de Maria da Graça Araújo, consultora da Rede Portuguesa de Museus. Esta técnica foi ainda a responsável pelo estudo de colecção e inventário do espólio pertencente ao extinto Museu Etnográfico da Província de Trás-os-Montes e Alto Douro, pertencente à Assembleia Distrital de Vila Real, que se encontrava encaixotado desde finais dos anos 1970. O trabalho de conservação e restauro foi levado a cabo por Joana Montenegro, técnica do MANVR, tarefa que continuará nos próximos tempos.
Ao visitar o Museu o visitante pode vislumbrar quatro “tempos” distintos, repartidos por outras tantas salas: na primeira, “Tempo de desvendar”, o visitante é convidado a conhecer melhor o distrito de Vila Real, enquanto se evoca também o extinto Museu Etnográfico da Província de Trás-os-Montes e Alto Douro; de seguida entra no “Tempo de cultivar”, dedicado ao trabalho agrícola, aos ofícios tradicionais e ao ciclo do linho; no “Tempo de evocar” contacta de perto com a religiosidade popular, festas de Santo António e S. Pedro, com ligação estreita ao gesto do oleiro na arte de Bisalhães; finalmente, em “Tempo de recriar” aprecia os jogos populares, com a música sempre presente, em painéis evocativos ou no multimédia que convida ao descanso e fruição do conforto do auditório.
O Museu Etnográfico espera, pois, pela sua visita!