Exposição "Imagens de um percurso"

imagensdeumpercurso.jpg

Diz o autor:

“Quando em 1827 o ex-oficial do exército francês, JOSEPH NIÉPCE, apresentou aquela que é identificada como a primeira fotografia, decerto estaria longe de pensar na enorme evolução e importância desse invento que vinha procurando desde há muito tempo.

Hoje é impensável um mundo sem fotos – elas ganharam por mérito próprio um espaço insubstituível nas nossas vidas.

Aos poucos fui aderindo a esta disciplina cultivando aquilo que eu penso ser mais importante num fotógrafo, DESCRIÇÃO, PODER DE ANTECIPAÇÃO e sobretudo o OLHAR, descurando muitas vezes questões técnicas.

Nesta altura não estou interessado em saber se as minhas fotos correspondem às novas tendências da modalidade. Não pertenço a nenhuma escola, confraria ou lobby. Gosto e julgo que tenho o direito de “congelar” um momento que me despertou a atenção ou que idealizei. Preocupo-me apenas com o valor estético e emocional da obra.

“IMAGENS DE UM PERCURSO” não é, como parece indicar o título, uma retrospectiva do que tenho feito. Não gosto de olhar para trás, embora reconheça ser uma forma inteligente de preparar o caminho para a frente.

Esta exposição pretende dar uma ideia de como encaro a fotografia nas suas diversas vertentes.

Agradeço a todos quantos tornaram possível a apresentação deste trabalho.”

Duarte Carvalho

A exposição ficará patente até o próximo dia 11 de Julho.