Memórias dos Bombeiros Voluntários

MSI_-_Caderno_7

Na altura em que se comemoram os 120 anos dos Bombeiros Voluntários de Vila Real e Cruz Verde, está patente no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real a exposição Memórias dos Bombeiros Voluntários, reunindo dezenas de fotografias e alguns filmes.

A exposição estará aberta ao público, todos os dias, no horário de funcionamento do Museu, entre as 9h30 e as 12h30, e as 14h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

No primeiro dia de 1891, em ambiente de festa, Avelino Arlindo da Silva Patena funda formal e publicamente a corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real. O processo começara quase um ano antes, altura em que António Gomes Névoa promovera uma reunião de vila-realenses na sala de audiências do tribunal «para se tratar da organização de um corpo de bombeiros voluntários». Em todo o caso, Avelino Patena, também presidente da Câmara Municipal de Vila Real, apaixona-se pela ideia desde que ela germina. Como alguns anos mais tarde se reconheceria, pese embora algum exagero, foi «a corporação dos Bombeiros Voluntários levantada pelo esforço arrojado de um só homem, que se sentiu arrastado por um impulso nobre».

Do seu bolso, Avelino Patena adianta o dinheiro necessário para a aquisição dos fardamentos e do material (incluindo o carro de ferramentas e a bomba Jauck, que serviria durante mais de cinco décadas, ainda hoje uma espécie de ex-libris da corporação). A Câmara Municipal, a que então presidia, compromete-se a liquidar metade de todas estas avultadas despesas, ficando previsto o pagamento do restante por subscrição pública. No entanto, dissolvida a Câmara por razões políticas quatro meses depois (sequelas também da malograda revolta republicana de 31 de Janeiro), Patena não chegaria a receber o dinheiro, razão que terá estado na origem da sua ruptura financeira. Mas isso já é outra história.

De então para cá, nos bons e nos maus momentos, a corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Real e Cruz Verde foi sempre uma presença constante e um elemento indispensável na vida da comunidade, como também se vê através destas imagens.