Exposição "As Aventuras de Júpiter"

cartazjpitercor

Está patente ao público, entre 16 de Setembro e 31 de Outubro de 2012, a exposição “As Aventuras de Júpiter”. Trata-se de uma exposição itinerante, proveniente do Museu da Lucerna (Castro Verde), o qual possui a maior colecção de lucernas romanas provenientes do mesmo sítio arqueológico em todo o mundo. O conteúdo da exposição, baseado nas interpretações iconográficas de alguns exemplares provenientes de Santa Bárbara dos Padrões, apresenta uma marcada vertente pedagógica e integra uma amostra de lucernas romanas de temática mitológica, que comprova a diversidade formal e a exuberância decorativa destes artefactos.

Júpiter é a figura central desta exposição e o ponto de partida para abordar temas como as lendas fundacionais de Roma e a própria expansão do Império Romano, sob a égide do Pai dos Deuses. A Júpiter atribuem-se ainda aventuras como o rapto de Europa, o castigo de Ganimedes e os trabalhos de Hércules, que preenchiam o imaginário romano. Estas e outras aventuras serviam para fortalecer o predomínio de Júpiter sobre o Império Romano.

A visita, de entrada gratuita, é livre