Loja do Museu - destaque de Abril/12

A Loja Cultural do Museu mantém uma grande procura por parte dos visitantes. Assim, destacamos um produto por mês, procurando desta forma dá-lo a conhecer mais profundamente.

Em Abril distinguimos a réplica de uma das moedas mais vistosas do nosso Museu: um sólido de Teodósio I, o Grande (347-395 d. C.). Moeda em ouro, bastante valiosa, está disponível por apenas 2,5 €, numa embalagem em cartão reciclado (bolsa da moeda em plástico), onde para além da identificação da moeda está impressa uma pequena biografia do imperador representado.

merchmoeda

Pode ler-se, no verso da embalagem:

Flávio Teodósio foi o último imperador do Império Romano unido e governado por uma só pessoa. Nascido na Hispânia, baptizado em 380, ficou conhecido por ter ordenado o Massacre de Tessalónica, permitindo que o seu exército matasse mais de sete mil pessoas.
Como consequência cumpriu penitência durante oito meses, para lhe ser permitida novamente a entrada na catedral de Milão.
Foi o imperador que tornou o Cristianismo a religião oficial do Império.

Sólido cunhado em Mediolanum, moeda n.º 5093 do Catálogo do Museu.

Não perca esta oportunidade para adquirir uma réplica perfeita de uma das mais de 35000 moedas do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.