Exposição "A Mulher Romana nas moedas do Museu"

A_mulher_romana_pequeno Será aberta ao público, no próximo dia 8 de Março, a exposição "A Mulher Romana nas moedas do Museu", na Área de Exposições Temporárias do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.

Associando-se desta forma à comemoração do Dia Internacional da Mulher, a exposição permite uma perspectiva diferente sobre a colecção de numismática do Museu, mostrando as mulheres representadas nos anversos e reversos das moedas romanas. Para além de mulheres e mães de imperadores, são exibidas moedas com divindades romanas representadas por figuras femininas.

Desta forma, a mulheres como Antónia (séc. I, esposa de Germânico), Crispina (séc. II, mulher de Cómodo) e Júlia Soaemias (séc. III, mãe de Heliogábalo) juntam-se as representações de divindades maiores, como Roma, Diana ou Minerva, e ainda a deusas "indígenas", que representavam virtudes ou aspectos da vida humana - como Concórdia, Felicidade, Clemência, Segurança ou Piedade, entre tantas outras.

A exposição estará patente até final do mês de Junho.