Dia Internacional dos Museus

A3_-_Cpia

Comemora-se a 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus. O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real alia-se aos festejos com a inauguração da exposição "Animais à solta no Museu", onde se aborda, mais uma vez, a colecção de numismática do Museu, mas agora numa nova perspectiva.

A representação de animais nas moedas vem desde as origens da numismática - de facto, as primeiras moedas mostravam, numa das suas faces, um leão. O MANVR mostra, na sua exposição permanente, moedas do séc. V a. C. representando caranguejos e cavalos. Nesta exposição, onde se exibem 55 moedas, podem observar-se ao detalhe reversos de numismas onde figuram gazelas, cabras, touros, cavalos e até animais imaginários, como centauros, hipocampos, pégasos, entre outros. A exposição ficará patente até o próximo dia 4 de Setembro.