Tábuas Votivas do distrito de Vila Real

expo_exvotos

Será inaugurada no dia 9 de Dezembro, pelas 21h30, a exposição “Tábuas Votivas do distrito de Vila Real – levantamento fotográfico de Duarte Carvalho”.

Trata-se de uma recolha fotográfica efectuada em 1986 e 1987, de um tipo particular de ex-votos – as tábuas votivas – que se encontra espalhado um pouco por todo o distrito. Não sendo uma recolha exaustiva deste tipo de património (uma das mais belas manifestações da religiosidade popular), apresentam-se imagens de aproximadamente uma centena de tábuas votivas, provenientes dos concelhos de Vila Real, Sabrosa e Alijó.

Para além das fotografias serão ainda exibidas algumas Tábuas Votivas originais, pertencentes à Capela de Nossa Senhora de Almodena, em Vila Real.

A entrada é livre, e aos presentes será oferecida uma publicação sobre a exposição, que ficará patente até o final do mês de Fevereiro de 2010.

(1 Vote)